UNIDADES MONETÁRIAS USADOS NO IMPÉRIO ROMANO



Introdução

O presente trabalho, analisará os diferentes tipos de pesos e moedas, usados nas transações comercias nas regiões de domínio Romano. Haja vista, os valores das moedas correspondiam ao peso que elas tinham. Havia casos em que, usavam se moedas nas transações comercias, em outras situações, usavam se barras de metais (ouro, prata e bronze). Falaremos neste artigos dos pesos mais importantes que já circularam no império Romano.

1. Denário de prata, a moeda oficial do império Romano

O denario de prata foi citado diversas vezes no evangelho de Mateus, indicando que esse era o peso usado pelo cidadão para pagar a Roma os tributos. Ao que parece, também correspondia ao valor de um dia de trabalho de um camponês. O denário era a principal moeda romana de prata. Seu nome latino era denarius, e o grego, denarion.

Contudo, de acordo com o historiador Jaques Lê Goff, as "peças de prata" que foram cunhadas durante o império romano, se tornaria obsoletas nos domínios Bizantino. 


DRACMA: 
"Nome de uma antiga unidade monetária usada em muitas cidades da Grécia, na Antiguidade, e também em alguns reinos do Oriente Médio, no período helenístico" (dicionario Informal). Essa moeda grega, também foi usada nas transações comerciais na época do império Romano, seu valor era equivalente ao denário romano. No evangelho de Lucas, encontramos Jesus fazendo menção desse tipo de moeda (Lucas 15.8-9).

DÁRICO: Moeda persa de ouro. De acordo com alguns numismáticos, a origem da palavra dárico é incerta, porem, acredita se que tal substantivo seja uma referencia ao rei persa, Dario I, também pode ser uma referência à dracma, moeda grega. no entanto, o darico era uma moeda de ouro da Pérsia, com formato oval. Essa moeda foi muito utilizada entre os hebreus (1Cr 29.7).

ASSE/CEITIL: "antiga moeda romana, de bronze e posteriormente, de cobre que circulou durante os períodos da República e do Império. A 1ª moeda de asse foi emitida por volta de 280 a.C., durante a República. Inicialmente era fundida e com a reforma monetária de Augusto, em 23 a.C., passou a ser cunhada. O asse continuou a ser produzido até o século III d.C., e era a moeda de denominação mais baixa e ser emitida durante o Império Romano" (Mt 10.29; Lc 12.6).

ESTÁTER: Moeda grega (ouro ou prata), correspondente a quatro dracmas. No tempo do império Romano, essa unidade monetária, servia para pagar impostos. Usada por Jesus para pagar imposto do templo Jerusalém (Mt 17.27).

MINA: Essa era um tipo de unidade monetária usada durante o império para negociações de

alto valor agregado. correspondente a 100 dracmas. (Lc 19.13-25)

TALENTO: Outra monetária, usada para transações de alto valor agregado,essa medida de peso, foi uma das maiores usada pelos hebreus durante o império Romano: para quantificar ouro, prata, chumbo, ferro e cobre. Como peso, equivalia a aproximadamente 34 quilos (mas podendo varia entre 40 e até 60 quilos, dependendo da região e da época). Nos tempos do Novo Testamento, o talento era uma grande medida de dinheiro, de grande valor! (Mt 25.14-30)

Conclusão

Percebe se que, foi somente por volta de 700 a.C., na região de Lídia (Ásia Menor), que a moeda passou a ser cunhada e utilizada como câmbio, simplificando e facilitando trocas e pagamentos. Daí surgiram algumas moedas citadas, especialmente no Novo Testamento, como denário, dracma, darico, asse e estáter. É impossível precisar o valor correspondente de cada uma dessas moedas na atualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Importância Vital da Indústria Têxtil na Sociedade Contemporânea: Tecendo os Fios da Modernidade

A Influência dos Idiomas na Pregação do Evangelho: Hebraico, Aramaico e Grego

DIANA - A GRANDE DEUSA DOS EFÉSIOS