TATUAGEM É PECADO OU NÃO



Introdução


Temos observado o continuo crescimento de pessoas amantes de tatuagens. Independente da religião que professam, pois, a religiosidade não é vista por esses como obstáculo. Há muito tempo, o  corpo humano tem se tornado um verdadeiro canal de "comunicação e de expressão", por meio de certos símbolos, grafados ou desenhados de forma artística nas mais variadas partes do corpo. 


1. A tatuagem na antiguidade

A pigmentação da pele com tinta insolúvel, aplicado com auxílio de espinho ou agulha, na intenção de formar um desenho, data do período "neolítico", acredita se que seu início  data se por volta do século 16 a.C. Pesquisadores observaram que nesse  período as aldeias tribais usavam as tatuagens como forma de representar "momentos da vida", tais como: "nascimento, reprodução, puberdade e funções especificas como de guerra."  
As pesquisas no campo da arqueologia tem se intensificado e contribuído para novas descobertas e desconstrução de velhos mitos. 

2. Pesquisas arqueológicas sobre tatuagem

Em pesquisas recentes, Arqueólogos descobriram  "múmias de mulheres egípcias" com "traços e inscrições na região do abdômen," datado "entre 2160 a .C e 1994 a.C"; também foram descobertas "nas montanhas de Altas, na Sibéria, múmias com tatuagens de "animais" em seus membros superiores de mais de 2400 anos. 

As tatuagens já foram usadas Com múltiplas funcionalidade, tais como: "identificar bandidos, enfeitar poderosos, juntar tribos, afugentar inimigos, mostrar preferências e esconder imperfeições. Por exemplo, na Roma antiga, por volta dos anos 509 a.C e 27 a.C, os imperadores determinavam que os escravos e prisioneiros fossem tatuados (marcados), para não serem confundidos com os patrícios.

3. A percepção do cristianismo sobre a tatuagem no medievo.

A tatuagem sobre o olhar do cristianismo durante a idade média, em um dado momento da historia da Igreja, chegou a ser satanizada. Por volta do ano 787 d.C, o papa Adriano I, proibiu as pessoas de se tatuarem, alegando ele, ser uma pratica do diabo. Porem, "Entre os séculos 15 e 17," período em que os "turcos otomano" invadiram a Bósnia e a Herzegovina, os católicos daquela localidade tatuavam seus corpos com o símbolo da cruz, para não terem que orar à Alá.



4. A tatuagem em diversas civilizações

Estudos tem mostrado, que a tatuagem não foi uma prática apenas dos ocidentais. percebe se em Documentos, que no oriente, com o fim das guerras feudais japonesa, surge por volta do século XVII, a 'Yakuza, Máfia Japonesa,' caracterizada por fazer uso das tatuagens em seus adeptos. A pratica de outros povos tatuar o corpo, não foge ao olhar do naturalista Charles Darwin, ele registrara por volta da primeira metade do século XIX, que a "maioria dos povos do planeta conheciam ou faziam uso de algum tipo de tatuagem"; Também não fugiu do olhar do navegador Inglês, James Cook, essa observação, em uma expedição a Polinésia,  ele percebeu que havia uma tradição local, de marcar as pessoas daquela localidade com tinta, que no dialeto deles era chamado de "tatao";

5. Os tatuados já sofreram bastante com preconceito.

Mesmo sendo uma prática presente em diversas culturas, a tatuagem chega aos séculos XIX e XX, carregada de preconceitos, e monopolizada por presidiários, tornando assim um símbolo da marginalidade. Alguns detentos usavam seus corpos para tatuarem alguns de seus crimes. outros eram tatuados contra sua própria vontade, foi o caso dos campos de concentração de Auschwitz, que durante a segunda guerra mundial, por volta do ano 1942, os Nazistas tatuavam os corpos dos judeus com um numero, que os identificavam como prisioneiros nos campos de concentração.


6. A tatuagem como afirmação de uma identidade

"Atualmente, a tatuagem" tem se popularizado, em todos os extratos sociais, deixou de ser somente um "símbolo de bandidos e de gangues." Graças ao Americano Samuel O' Reilly, que adaptou uma invenção de Thomas Edson e patenteou a máquina de tatua, tornando  possível percebermos desenhos cada vez mais  perfeitos, bem delineados e policromáti os.

Conclusão

A conclusão que chegamos é que, não existe mais uma unanimidade nos círculos religiosos de rotular o tatuado. Pois, há uma flexibilidade gigantesca de tratar o assunto de outra forma. Porque até mesmo a concepção de pecado tem recebido novas interpretações a luz dos evangelhos.

Reginaldo Jose

_______________________
Referências


Paulo Belo. Conheça a Historia da tatuagem. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com.


Nuno Francisco. As tatuagens fazem parte da História...ou ainda tem uma nova História para contar?. disponível em: www. ciência 20.up.pt.


Revista Educar Brasil. História da tatuagem. Disponível em: www.educarbrasil.com.br.


Blog mundo das tatuagens. Historia da tatuagem. Disponível em www. mundodastatuagens.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Importância Vital da Indústria Têxtil na Sociedade Contemporânea: Tecendo os Fios da Modernidade

A Influência dos Idiomas na Pregação do Evangelho: Hebraico, Aramaico e Grego

DIANA - A GRANDE DEUSA DOS EFÉSIOS